BIOGRAFIA

A banda  Miasthenia é liderada por Susane Hécate (vocal/teclado) e Thormianak (guitarras/baixo). A banda toca Extreme Pagan Metal com letras em português e temática voltada para a história e mitologia pré-colombiana, as guerras de conquista da América no século XVI e a resistência ameríndia. A banda surgiu no início do ano de 1994.

Em 1995 gravam a demo-ensaio “Para o encanto do Sabbat” com Hécate (guitarra/vocal), Vlad (baixo/vocal) e Mictlantecutli (batera). Ainda com essa formação gravaram a demo Faun-Trágica Música Noturna, lançada em 1998 no Split CD “Visons of nocturnal tragedies” pelo selo Evil Horde records.

 

Após mudanças na formação, Hécate assumi inteiramente os vocais e teclados, Thormianak as guitarras, Mist o contra-baixo e Mictlantecutli a bateria. Com essa formação lançam dois álbuns, o XVI (2000) e o Batalha Ritual (2004), pela gravadora Somber Music.

Em 2008, com a participação do baterista Hamon (Mythological Cold Towers) lançam o álbum conceitual "Supremacia Ancestral" também pela Somber Music. As letras desse álbum foi inspirada em movimentos e seitas ameríndias de resistência pagã à inquisição e catequização na América colonial. Em 2011 lançaram o DVD (Bootleg) "O Ritual da Rebelião" pela Mutilation records.

Em 2014, seguindo como um power trio, composto por Hécate (vocal/teclados), Thormianak (guitarras/baixo) e V. Digger (bateria), a banda lança o álbum conceitual Legados do Inframundo pelas gravadoras nacionais Misanthropic e Mutilation. A excelente repercussão deste álbum no Brasil rendeu o seu relançamento em versão digipack e com letras traduzidas para o inglês pelo selo francês Drakkar productions. A temática deste álbum foi inspirada na cosmologia mítica dos antigos Mayas sobre a morte e o inframundo (Xibalbá), presente no livro sagrado do Popol Vuh e nas profecias de Chilam Balam de Chumayel.

Em 2016, com a mesma formação do álbum anterior, a banda retorna ao BroadBand Studio para a gravação de mais um álbum conceitual intitulado Antípodas, que foi lançado pela Mutilation no primeiro semestre de 2017. Ainda em 2017 a gravadora Misanthropic relança os álbuns XVI e Batalha Ritual, em um digipack duplo com versões remasterizadas.

Em 2018, a banda realiza a sua primeira turnê na Europa com a participação do baterista Nygrom e com o apoio da On Fire Booking.

Em 2019, a banda lança o álbum Sinfonia Ritual, um projeto de Epic Music em parceira com o produtor Ifall (Londres). Contendo cinco versões sinfônicas de músicas dos álbuns Supremacia Ancestral (2008), Legados do Inframundo (2014) e Antípodas (2017), destaca-se a atmosfera épica e ritualística de suas composições: como uma trilha sonora que nos transporta à tragédia e honra das primeiras batalhas descoloniais pela sobrevivência de antigas cosmogonias e rituais conectados à profundidade e diversidade do ser. A versão em CD digipack será lançada pela Mutilation Productions.

 

No momento, a banda segue compondo um novo álbum e realizando shows pelo Brasil.  

Line up:

Hécate (vocalista & tecladista)
Thormianak (guitarrista & baixista)
Prometheus (baterista, session member)